domingo, 29 de abril de 2018

Brassagem #1

Seja muito bem vindo ao Submundo da brassagem. Esse blog foi criado para documentar as aventuras de brassagens. Pois elas são muito divertidas !

Segue o jogo !

Em meados de Setembro de 2017 tive a vontade de fazer algo relacionado à bebidas etílicas. A princípio, pensei em fazer vinho. Pois pensei - era só pegar as uvas, fazer o suco e deixar a fermentação fazer a mágica ! No entanto, a exigência pessoal era encontrar a uva bordô a um preço acessível. Pois bem, não achei nem a uva e nem o preço acessível.

A inquietação por fazer algo etílico só aumentava. Após uma semana, pensei em fazer cerveja. Fiz a pesquisa inicial, compartilhei a ideia com meu irmão, assim como os custos. Tomamos coragem e fomos ao brewshop dos Lamas. Voalá ! Adquirido o primeiro kit para a produção de cerveja e os insumos para uma American Pale Ale.

Com o equipamento e os insumos em mãos, seguiu-se a primeira quest !


Estavam lá, os 25 litros de água mineral, a receita, a proveta, os grãos moídos, a panela para 20 litros com o grain bag (o saco que funciona como filtro), um fogareiro de acampamento e um chiller de imersão.

Receita na mão !

O desafio inicial foi esquentar 20 litros de água com um fogareiro. Horas antes, tentei negociar o uso do fogão da minha mãe, mas não foi autorizado. Dado essa negativa, surgiu meu primo Engenheiro Bricoleiro MacGyver com o fogareiro de acampamento.

Após tentativas frustradas, o fogareiro não se mostrou a melhor alternativa. Com isso, a situação obrigava medidas mais drásticas. Um maçarico ! 


Sim ! Após o domínio do elemento ígneo, iniciou-se a mostura.

Com relação às nomenclaturas, refiro-me à mostura o processo de extrair o malte dos grãos para a formação do mosto, com variação de temperatura entre 55 e 75 graus; à fervura o processo de ferver o mosto a 100 graus para adição de lúpulo e outros; à brassagem como o conjunto das duas etapas, mostura e fervura. 


Depois o grain bag foi retirado e foi dado início à fervura.


Enquanto isso, pausa para poses.



Após a fervura, foi iniciado o processo de resfriamento com o chiller de imersão.


Nessa hora aconteceu um acidente. O líquido quente amoleceu a ponta da mangueira e a pressão da água soltou ela do chiller, com isso, vazando água na cerveja ! Foi triste !
Após minutos de deliberação, gambiarras e queimaduras... o mosto foi resfriado. E lições foram aprendidas.

Com o mosto resfriado, chegou a hora de sua transferência para o fermentador.


Após a transferência, o mosto foi inoculado com a levedura (fermento).


Após o hiato da fermentação, que foi feita em temperatura ambiente, e o envase, no qual foram utilizados mini kegs e garrafas, segue a primeira cerveja.



Resultado: foi toda tomada ! Sucesso ! Sim, foram levantados muitos, mas muitos pontos para melhora. Por ser a primeira, ficou dentro da expectativa. E a expetativa foi toda tomada. Um brinde, skaal !

Notas:
  • O nome da cervejaria Silva Brothers Co. é uma homenagem ao Mario Bros.
  • O nome da cerveja Bartolomeu foi uma homenagem ao gato Bartolomeu. É ! Meu gato se chama Bartolomeu.
Anotações técnicas:
  • Original Gravity (OG): 1051,8
  • Final Gravity (OF): 1012,7
  • Alcool by Volume (ABV): 5%
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário